domingo, 29 de maio de 2011

Situações engraçadas e outras nem tanto do dia de mobilização PRÓ-FASC.

Quando cheguei em São Cristóvão, para participar do ato público PRÓ-FASC do dia 28 de maio de 2011, a primeira coisa que encontrei foi um caminhão entalado e enrolado em um buraco numa curva estreita, bem próximo a ponte sobre o Rio Paramopama (está correto??).

Depois me dirigi ao sanitário público da rodoviária. Uma coisa horrível!!!

Seguindo, logo após a linha do trem me deparo com uns buracos e antes de adentrar a Praça São Francisco me lembrei de quanto a administração municipal precisa investir para que a cidade suporte a quantidade de pessoas que virão por conta do FASC. Imagine o caos que deve ser, quando acontece a festa de Nosso Senhor dos Passos,uma festa religiosa das mais concorridas na cidade.

----------------------------//------------------------------

A presença do Seu Jorge do grupo União me deixou comovido pela idade e disposição de como entrou no cortejo/caminhada PRÓ-FASC.
Li certa vez uma crônica do monge beneditino Marcelo Barros em que ele disse guardar como uma das lembranças mais fortes de sua vida,   dom Hélder Câmara dançando frevo com algumas  crianças, e o que mais lhe chamou foi a idade, dom Hélder nesta ocasião, contava com mais de 80 anos.
Para seu Jorge e outros baluartes da resistência cultural em São Cristóvão, a comissão PRÓ-FASC pretende realizar uma homenagem nos próximos meses.
A homenagem será uma demonstração do carinho e gratidão da juventude e dos adultos que compõe o movimento PRÓ-FASC.  
Como disse o cantor Taiguara “E que o passado abra o presente pra o futuro, que não dormiu e preparou o AMANHECER”.
----------------------------------//-------------------------------

E já que falamos em presente, um dos gritos de guerra que utilizamos foi “ACOOOORDA SÂO CRISTÓVÃO”.
Depois me lembrei de um verso de Drummond, musicado por Milton Nascimento “Eu preparo uma canção para acordar os homens e adormecer as crianças.”
Tomara que o movimento PRÓ-FASC esteja contribuíndo para isso. Quanto as crianças,  o que queremos com a volta do FASC é que elas tenham contato com outras músicas, outros ritmos, outras imagens, outras palavras, não apenas durante os três dias do evento FASC, mas durante todo o ano, por meio de oficinas, cursos, palestras e acesso a espetáculos tanto em São Cristóvão como em Aracaju.
Como dizíamos nos meus tempos de criança. Se assim for feito, "duvido  de-o-dó " que não surjam adultos mais belos, solidários, éticos, criativos e responsáveis.
 
A recepção demonstada pelos habitantes da cidade ao Movimento PRÓ-FASC foi bastante positiva. Embora houve quem pensasse que o movimento é uma “jogada politica/eleitoral” do prefeito. Também ouvimos que as ruas esburacadas e outras questões da infra-estrutura deve ser prioridade.

A nossa resposta é que uma coisa não exclui a outra e quem alternou a fala no carro de som, colocou muito bem a cultura, a história e a natureza como saída para gerar trabalho e renda para a população da cidade. A maior necessidade de São Cristóvão, dentre tantas. O retorno e a continuidade do FASC, traz enoooooorme contribuição neste sentido.

Quanto a participação da prefeitura,  o movimento PRÓ-FASC apenas comunicou a realização do ato público a secretária de cultura do município. 
E para demonstrar que estamos falando sério, quanto ao custeio das despesas,  tudo ficou por conta da antiga e recomendável “vaquinha”. Com isso, cobrimos os gastos  com o  carro de som, faixas e uma ou outra necessidade. A impressão dos 10 mil exemplares do manifesto foi cortesia da gráfica SERCORE. A filmagem e fotografias foi serviço voluntário, bem como a elaboração e distribuição do release.

Claro que se tivéssemos recorrido ao apoio dos poderes públicos, a praça estaria cheia. Ocorre que não é por aí, encher só para fazer número  é corroborar o que disse Zé Ramalho “Ôoooooo, vida de gado”.

Mais a frente,  poderemos realizar parcerias com a prefeitura, governo do estado e a união, mas estamos discutindo e faremos isso  com bastante cautela, afinal o  movimento PRÓ-FASC não quer ficar parecendo com cara de paraestatal, o que significa  sociedade civil por fora e estatal por dentro.

Quanto a participação de funcionários públicos, seja do âmbito municipal, estadual ou federal não há preconceito ou discriminação por parte  do movimento, mesmo com aqueles que tem cargos comissionados. 

Como  o  movimento engloba pessoas dessas três esferas (município, estado e união) fica garantindo o equilíbrio institucional/político e, ademais, não dá para criar embaraços para as pessoas  exerceram a sua cidadania, pelo fato de estarem momentaneamente na condição de gestores públicos.

O que importa para nós é “ampliar e unir o cordão, porque é hora de transformar o que não dá mais, sozinho, isolado, ninguém é capaz(..) Deus está chamando a gente pra um momento novo. Por isso entra na roda com a gente, você é muito importante!!” (versos da canção momento novo, muito cantada pelos cristãos das comunidades de base, pastorais sociais e movimento ecumênico das igrejas cristãs).

Uma agitadora cultural de São Cristóvão chegou para nós e disse “Ih! Mas como tem pouca gente” a resposta que disse, foi “ nem  você , nem eu e nem a cantora Amorosa que estava ao nosso lado naquele momento, somos pouco gente". Se  Marina Lima cantou;  “a gente faz um país”, porque não podemos (re) fazer uma cidade.
E por falar em cidade, o movimento PRÓ-FASC é necessário para resgatar a auto-estima dos habitantes e mostrar pra todo o mundo que o noticiário negativo da cidade por conta dos problemas relativos  à política, a administração  e a criminalidade e que perduram por quase duas décadas, é uma parte e que a cidade e seus habitantes são bem mais que isso.

“Eu sou bem mais” é uma das minhas canções preferidas e é da autoria do Zé Vicente, um artista, místico, educador e produtor cultural lá das bandas do Ceará. 

As suas músicas são bastantes cantadas  em celebrações ligadas as comunidades de base, pastorais sociais e movimento ecumênico e seus CDs são produzidos e comercializados pelas Paulinas.

Outras boas pedidas para a programação do FASC, são: Tom Zé, Vanessa da Mata, Chico César, Vital Farias, Coco do bongá, banda Moxotó, Lia de Itamaracá, Roberta Sá, Audry da Pedra Azul entre outros.

Daqui,  temos Amorosa, Patricia Polayne, Joésia Ramos, The Baggios, Paulo Lobo, Alapada, Naurêa, Maria Scombona, Ferraro Trio, Reação, Raquel Delmonds, Samba de Moça Só, Mosquito, Casaca de Couro e etc.
Taí uma forma de começarmos a construir um novo FASC mais democrático e participativo, ao invés do pacote pronto dos FASC antigos, incorporar sugestões de nomes de artistas e grupos para apresentação, devendo a comissão oficial do festival decidir pela escolha final, com base em critérios também discutidos com a sociedade.

Será que a democracia em Sergipe Del Rey já está avançada a este ponto? Ou é demais para as nossas tradições?

As sugestões acima se devem ao cansaço que estamos percebendo na repetição de alguns artistas por anos a fio, na grade de programação do festival de verão,  forrocaju e etc.

Zezito de Oliveira
educador e produtor cultural

Eu Sou Bem Mais 

Meus olhos se lançam no imenso azul
Minha alma desliza nas asas da luz
Meus pés dançam e dançam na dança da terra
Meus lábios se poem a cantar cançoes do amor.

Eu sou a luz, eu sou o som
Eu sou o tom da cançao querida
Eu sou a luz, eu sou o som
Eu sou o tom da cançao da vida.

Meus dedos digitam e tocam na música
Navego e componho na pauta do mar
Respiro e me inspiro na brisa entre as flores
Recrio nas cores, a pura emoçao de te amar.

Eu sou o mar, sou o luar
Sou movimento, sou água viva
Eu sou o mar, sou o luar
Sou movimento, planeta vida!

Meu corpo criado num cósmico plano
Sou eu, sou voce, eu sou nós, sou humano
Sou voz, sou palavra, sou larva e sou sonho
Memória da história, da luta, vitória eu sou!



A música acima está no Cd "Nativo" o mais recomendável para quem não está muito ligado em músicas de caráter liturgico e o mesmo pode ser encontrado na loja da livraria Paulina em Aracaju ou pela internet.

Para mais infomações sobre o Zé Vicente, clique:

http://www.overmundo.com.br/overblog/justica-e-beleza-se-abracam-na-obra-de-ze-vicente


Nenhum comentário:

Postar um comentário