terça-feira, 31 de maio de 2011

Exposição retrata a conquista de título da Praça São Francisco


 
 
Em 1º de agosto de 2010 a Praça São Francisco recebeu a chancela de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, um título bastante aguardado e que foi conquistado com muita alegria e garra, por parte do Governo do Estado e de toda a comunidade da cidade de São Cristóvão.

Para comemorar a conquista, o Museu Histórico de Sergipe realiza a exposição ‘Praça São Francisco: Patrimônio da Humanidade - O Processo da Conquista’, que retrata, através de fotos e informativos, todo o processo para que Sergipe conquistasse o 18º Patrimônio Brasileiro da UNESCO. Além disso, uma enorme maquete foi montada, para explicar mais facilmente aos visitantes a história do local e o processo de conquista do título.

“Foi muito gratificante para todos os sergipanos receber este título, afinal, isso nos coloca em uma posição muito importante no que diz respeito ao cuidado e a preservação do patrimônio nacional. Com esta exposição mostramos detalhadamente como guiamos a campanha, desde seu lançamento, em 2007, até a conquista. É um belo trabalho, que merece ser visto por todos os sergipanos”, afirmou a secretária de Cultura, Eloísa Galdino.

A proposta da exposição é que ela seja itinerante, e passe por várias cidades do estado a fim de convidar a população a conhecer de perto a riqueza histórica existente na quarta cidade mais antiga do país.

Para o historiador e diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata, a itinerância é algo fundamental, pois irá mostrar ainda mais a sociedade a importância da chancela para Sergipe. “Mobilizamos toda a sociedade são-cristovense e o Governo do Estado a fim de um bem maior, que foi a conquista de Patrimônio da Humanidade para esta praça que é berço da história sergipana. O que queremos com a exposição e posteriormente com a itinerância é fazer o sergipano conhecer essa história, valorizá-la e vir prestigiá-la de perto”, destacou o coordenador da comissão pro candidatura da Praça.

A exposição estará aberta de terça a domingo, das 10h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário