domingo, 10 de julho de 2011

Entrega de título à praça São Francisco emociona sergipanos

Fonte: Portal Divirta

Por Monique de Sá, da Ascom/Secult
Oito de julho de 2011. Esta data marca a história de Sergipe e o orgulho de todos que vivem e são dessa terra, afinal são 191 anos de emancipação política do estado e, além disso, a partir desta data, o mundo passa a ter, oficialmente, um novo Patrimônio Cultural da Humanidade: a Praça São Francisco, localizada na cidade de São Cristóvão. Este é o 18º Patrimônio brasileiro a entrar na seleta lista estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


Para comemorar esse marco histórico, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promoveu um grande evento na praça e sergipanos de todos os cantos comemoraram o feito. A grande festa da sergipanidade contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do governador Marcelo Déda, do presidente nacional do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e demais autoridades.


“Nós de São Cristóvão estamos hoje com a auto-estima elevada, esta é a verdadeira valorização para quem é não só daqui, mas de Sergipe inteiro. Esse título é sinônimo de qualidade de vida para todos que aqui habitam”. Geverton Pereira é nascido em São Cristóvão e como filho de sua cidade não escondeu o sentimento de orgulho ao afirmar que todos os sergipanos hoje se sentem com a auto-estima elevada.


A esposa de Geverton, a dona de casa Selda Góis, conta que a Praça São Francisco sempre foi roteiro para ela e sua família nos finais de semana. “Depois da reforma, viemos direto para cá. Aqui é um lugar tranqüilo com uma arquitetura belíssima e que minha filha (a pequena Gisele Góis, 4 anos) adora”, afirma Selda.


A praça traz, também, boas lembranças para a professora Ana Lúcia Andrade, que também é nascida na quarta cidade mais antiga do Brasil. “Logo quando soube que esta Praça ganharia este título uma emoção enorme tomou conta de mim. Aqui passei os melhores anos de minha vida. Nunca esqueço as festas de São João que eram realizadas aqui quando eu ainda era uma mocinha”, lembrou Ana Lúcia.


Mas nem só de são-cristovenses foi formada a festa. Afinal, pessoas de todos os cantos do estado participaram desse momento histórico para Sergipe. O poeta João do Beco, por exemplo, saiu de sua casa, na cidade de Japaratuba, para participar do evento. “Além de poeta, faço parte da quadrilha Cangaceiros da Boa, viemos todos juntos em caravana, nos orgulhar dessa terra que está nos dando esse presente”, declarou o poeta.


As professoras do Colégio Estadual Elisio Carmelo, em São Cristóvão, também montaram uma caravana para prestigiar o evento. Para as professoras, esse título será benéfico, também, pois aumentará o turismo na quarta cidade mais antiga do país. “Este lugar arquitetonicamente é lindo. É muito bom sermos reconhecidos mundialmente e justamente por esse diploma que só trará coisas boas para nossa cidade” destacou a especialista e pedagoga, Adenilde Lima. A pedagoga ainda parabenizou todos os grupos tradicionais que se apresentaram no evento. “Vieram muitas pessoas de fora, é bom para nós que elas conheçam mais nossa cultura”, finalizou.


O evento
A sergipanidade tomou conta de todos que foram à festa da entrega do diploma de título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Manifestações culturais do estado como grupos folclóricos, como a Caceteira, Samba de Coco, Reisado Chegança, todos estes da própria São Cristóvão, fizeram parte da programação do evento. Além dos grupos Batalhão de São José, Langa e São Gonçalo.


Dando início ao evento, o governador do Estado, Marcelo Déda, fez a tradicional revista da tropa, através da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Após o ato, a tropa desfilou pela Praça e assim uma série de atos ocorreram até a tão esperada entrega do título, feita pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda ao governador Marcelo Déda. Outro destaque da noite foi a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aperipê, a mais alta condecoração oferecida pelo governo estadual a pessoas ou instituições que tenham significativa relevância no Estado.


Assim, as pessoas que contribuíram no processo da candidatura da Praça a Patrimônio Cultural da Humanidade, foram homenageadas. Como: o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando Almeida; o embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes; o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira; o assessor de Relações Internacionais do IPHAN, Marcelo José Santos de Brito; o subsecretário de Patrimônio de Sergipe, Luiz Alberto; e o coordenador da Comissão Pró-candidatura da Praça São Francisco, Thiago Fragata.


Após o discurso das autoridades, o público emocionou-se com a execução do Hino Sergipano pela Lira Sancristovense. A emoção foi tamanha que as pessoas não deixaram de aplaudir no final do ato. Fechando a noite, a sergipanidade foi comemorada com um dos maiores grupos representativos da terra: a Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA), que tocou grandes obras musicais do nordeste como ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga e Riacho do Navio, também do Rei do Baião.


Autoridades presentes
Em 1º de agosto de 2010, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira anunciou que a Praça São Francisco estava na seleta lista dos patrimônios culturais da humanidade. Desde lá, uma mobilização tomou conta de todos que fariam parte desse momento. A data escolhida não poderia ser outra: 8 de julho, dia em que Sergipe volta a ter como capital a cidade de São Cristóvão (primeira capital sergipana).


Em seu discurso a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, relembrou fatos históricos marcantes em Sergipe, a exemplo do nascimento da cidade que é a mais nova dona de um Patrimônio Cultural da Humanidade. “Parabenizo pelo aniversário do estado e vocês sergipanos têm tudo para se orgulhar dele. Comemorar é celebrar. Vamos prestar atenção no significado dessa palavra ‘comemorar’: lembrar junto. Isto é perfeito para o que estamos fazendo aqui hoje”, discursou a ministra.


Questionada sobre a importância do título para Sergipe, a ministra destacou o modelo de estado que Sergipe representa para o Brasil. “O mundo está conhecendo São Cristóvão, está conhecendo Sergipe, que é exemplo de cidadania. Tenho um carinho especial por este lugar. É um estado pequeno, mas que é modelo para outros tantos. O título de patrimônio, tenho certeza, foi uma conquista de todos”, declarou.


O governador do Estado, Marcelo Déda, destacou a cidade de São Cristovão como berço da civilização sergipana e elogiou todos que fazem parte dessa terra. “O estado recebe a mais bela das homenagens. A UNESCO nos entrega hoje o diploma que certifica que essa Praça é um patrimônio não só dos sergipanos, não só dos brasileiros, mas de toda a humanidade. O talento do nosso povo e a inteligência da nossa gente se incorporam na contribuição do Brasil a toda a humanidade”, frisou o governador.


Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, é um orgulho enquanto gestora estar secretária da Cultura no momento de entrega deste título. “É uma grande satisfação receber este diploma num momento histórico para nós que é a celebração da nossa sergipanidade, num momento em que comemoramos 191 anos de emancipação política de nosso estado. Trabalhamos duro pela candidatura da Praça e hoje podemos bater no peito e dizer: Eu sou sergipano. Este é um momento de elevação da nossa auto-estima”, dialogou a gestora.


O presidente do IPHAN e também homenageado pela Medalha da Ordem do Mérito Aperipê, Luiz Fernando Almeida, declarou o prazer de estar no estado e toda a trajetória até a conquista do título de Patrimônio da Humanidade. “Essa conquista é do Brasil. Há 10 anos que o Brasil não conseguia o título. Este é um desafio para todos nós. Resta-nos cuidar dessa Praça, que é sinônimo de orgulho e nos dignifica enquanto brasileiros”, finalizou Luiz Fernando.


Também participaram da solenidade o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto, prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, a presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães, a superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, secretários de Estado, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e autoridades jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário