terça-feira, 1 de novembro de 2011

Governo prepara primeira carta-consulta para a área da Cultura



Caso aprovado, financiamento de projetos para São Cristóvão potencializará título de Patrimônio Cultural da Humanidade conquistado pela praça São Francisco 

Por Glauco Vinícius, da Ascom/Secult

A política cultural na gestão do governador Marcelo Déda vem fazendo história em Sergipe e a formulação da primeira carta-consulta para a área da Cultura, que será entregue ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), consagra as políticas públicas do governo para a preservação do patrimônio cultural do Estado, uma vez que o documento gira em torno dos sítios tombados em Laranjeiras e São Cristóvão.

O documento está sendo formulado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras das duas cidades e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (IPHAN-SE). O objetivo é conseguir financiamento para projetos e ações que dialoguem com a educação e preservação patrimonial dos dois sítios, exaltando o valor cultural e histórico dos dois municípios.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acrescenta que o conteúdo da carta-consulta adota diretrizes da economia criativa, conceito que vem ganhando atenção especial dos Governos Federal e Estadual nos últimos anos. “Seguimos os conceitos de economia criativa nesse projeto porque é importante que as ações para educação e preservação patrimonial representem fomento no fluxo turístico dessas regiões e, conseqüentemente, desenvolvimento econômico e social para as comunidades que nelas vivem”, explica a gestora.

Processo de elaboração

O processo de elaboração da carta-consulta já teve início e, nessa semana, a secretária Eloísa Galdino recebeu em seu gabinete o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, a secretária municipal da Cultura, Aglaé Fontes, e a superintendente do IPHAN-SE, Terezinha Oliva. O grupo discutiu ajustes nos projetos prioritários para a quarta cidade mais antiga do país que estarão no documento.

A restauração e revitalização do Complexo Cultural e Turístico, implantação de um cine-teatro, conservação e intervenção estrutural no Convento de São Francisco e Museu de Arte Sacra, além do retorno do Festival de Arte de São Cristóvão (Fasc), são alguns dos dez projetos que vão potencializar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade conquistado pela praça São Francisco em 2010.

O prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, se comprometeu a entregar laudos e documentos necessários às inscrições dos projetos o quanto antes possível. O gestor aproveitou para destacar a liderança da Secult nesse processo como fundamental. “É importante que Estado e município somem esforços para garantir a preservação de parte da nossa história, e a Secretaria da Cultura tem nos dado um apoio muito grande”, conta.

Reuniões semelhantes serão realizadas também com representantes da Prefeitura Municipal de Laranjeiras. A expectativa da Secult é que a carta-consulta chegue às mãos dos conselheiros do BNDES em fevereiro.

Dinâmica do financiamento

Entregue à carta-consulta ao BNDES, o documento será avaliado pelo Comitê de Cultura da instituição, que fará suas considerações. Caso aprovada a carta-consulta, o documento passará pelo crivo do Comitê de Financiamento, que fará a análise e dará seu aval. Antes da execução dos projetos, uma Missão do BNDES deve visitar as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário